domingo, 21 de fevereiro de 2010

Diferenças

Cada país tem suas características, seus hábitos, seus costumes. Claro, nada que a gente não possa se adaptar, mas existem algumas coisas que me surpreendem. Aqui na Espanha, onde estamos, matriculamos nosso filho em uma escola particular. Não porque a pública seja ruim como no Brasil, ou tenha assaltantes, traficantes ou coisa parecida. Optamos por uma escola que possui ensino trilíngue. Além das aulas em espanhol, a escola ensina em inglês e francês, com aulas das 9 da manhã até as 6 da tarde.

As crianças usam gravata (inclusive as meninas), todos uniformizados e não se permite usar por exemplo uma roupa de ginástica em horário de usar calça, camisa, gravata e um blusão. Mas o fato que mais me surpreendeu foi de que as crianças tem aulas de civilidade, de comportamento, e na escola!!! Fosse no Brasil iriam dizer que a obrigação seria dos pais, de ensinar em casa.

Além disso, meu filho trouxe um exemplo outro dia que ficamos boquiabertos, talvez por estarmos acostumados com o Estatuto da Criança e do Adolescente, e com as decisões tomadas contra escolas e professores. Disse ele que um colega roubou uns lápis da professora, apagou o nome dela, e escreveu o dele, por não ter trazido de casa. Disse que a professora o chamou de ladrão e mentiroso na frente de todos, e disse que iria chamar os pais dele, além de ter deixado o menino sem recreio por uma semana. Perguntou ao meu filho se no Brasil tinham ladrões nas escolas.

Imaginamos que se fosse no Brasil, iriam demitir a professora, processar a escola e ganhar uma mega indenização. Talvez por isso que tenha menos roubos, menos sem-vergonhice.

E depois eu que sou saraiva.

Um comentário:

Anônimo disse...

Éco, cada país com seus costumes....mas bem que os Brasileiros poderiam ter "bons costumes"....

Boa Sorte a Vcs
E não deixe de nos mandar coisas novas !

Fernando Legnaghi
Automania

Postar um comentário