quinta-feira, 4 de março de 2010

Idioma

Caraca. Sempre gostei de estudar idiomas. Minha esposa diz que eu tenho facilidade. Acho que é esforço e dedicaçao mesmo. Mas eu sempre entendi que fluência somente é possível quando se tem experiências no exterior. Se pode passar uma vida estudando em casa, na escola de idiomas, mas quando vc chega no outro país, muda a entonaçao, muda o acento, muda tudo, principalmente algumas palavras as quais vc ou nao aprendeu (porque nao fazem parte de contextos) ou nunca ouviu falar.

Essa semana busquei meu filho na escola, e fomos almoçar fora. Chegamos no restaurante, chamado "Gaucho Grill", onde pensamos em comer uma carninha parecida com a que tínhamos em nosso rincao antes de aqui aportarmos. Pedimos, almoçamos, e quando chegou a hora da sobremesa e café, eu pedi a conta. Quando a garçonete, uma argentina que ali trabalha me perguntou:

- Te puedo invitar a un "chupito" ?

Caraleo, pensei. Aqui assim no mais? Na frente de todo mundo? Como assim?

Fiz uma cara de quem nao tava intendeindo e perguntei:

-what a fuck is it?

Ela me explicou que era um copinho pequeno, geralmente servido com licores. Me ofereceu ou um Pedro Ximenes (um licor treeeeeee bom que tem por aqui, onde Pedro Ximenes é o nome da uva) ou um de yerbas. Como já conhecia do tal Pedro, aceitei o de Yerbas.

Depois ela acabou me ensinando o nome dos outros copos. Vaso é o copo normal, e que eu conhecia. Jarra é uma caneca um pouco maior, Baloncito os copos tipo taça e Copa, os de vinho. Sempre bom aprender, para nao cometer errores como eles dizem por aqui, vai que me oferecem outra coisa que eu possa pensar bobagem..., tipo a letra Q.

Calma saraiva!

Un saludo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário