terça-feira, 12 de abril de 2011

Pretinho Basico

Buenas!

Pois outro dia estava escutando um programa de rádio, chamado pretinho básico, onde um ouvinte encaminhou um email, falando sobre racismo, cotas, homossexualismo e pobreza. Colocou seu parecer sobre o assunto, o qual foi amplamente debatido pelo pessoal do programa, que em parte se colocou do lado do ouvinte, e em parte contra. O seu âncora, Fetter, encerrou o bate papo dizendo que tem amigos negros e viados, e que todas as pessoas são iguais, independente da minoria a qual pertencam, e ainda tive de ouvir um comentário do Potter, dizendo que quem escreveu a carta, devia ser branco e heterossexual.

Não entendi onde queriam chegar, visto que ser amigo de negros ou homossexuais não isentam ninguém de colaborar com a discriminação. Agora, o que é ser igual? Seria como na constituição brasileira que diz que todos sáo iguais perante a lei? Vou propor aqui um exercício de reflexão.

Um juiz rouba milhões de reais, e tem prisão domiciliar, um cidadão pobre, pula um muro e tira cascas de uma árvore para fazer um chá, e vai preso por depredar a natureza em extinção. Um deputado bêbado atropela e mata dois adolescentes, e nada acontece, enquanto eu ou você, se flagrados com um gole de qualquer coisa no sangue, teremos carteira apreendida, multa e dependendo do tamanho do gole, cadeia. Os deputados criam o estatuto do desarmamento, fazem um plebiscito, agora querem refazer. Somos proibidos de ter ou portar armas, mesmo que a polícia não defenda a sua integridade, mas bandidos tem armas mais potentes que as da políciam e fazem uso indiscriminado delas, inclusive quando são pegos, saem logo da cadeia. Um cidadão tem um problema físico, ou uma amputação. Tem direito a fazer concurso público concorrendo com um número menor de pessoas, será que uma perna a menos o faz menos inteligente do que outra pessoa?

O que quero dizer, é que as pessoas são diferentes. E isso que torna as pessoas interessantes. Pelos exemplos que dei, fica claro que não somos iguais. Temos tratamentos diferentes, agimos e pensamos de forma diferente. Uns são loiros, outros ruivos, uns altos, outros magros. O fato de ser negro, não diminui a inteligência da pessoa, assim como não ter um braço. Mas te dá o direito de competir com menos pessoas... ou seja, discriminam você!!!

Lembro de um caso, de um guardador de carros oriundo de outro estado, Ceará, não tenho certeza. Fez vestibular e a governadora entrou em contato com o seu estado natal, pois o mesmo não tinha documentos que comprovassem seus estudos. Entrou por cotas. Queria ver alguém falar que ele se formou, ou que se fizesse uma estatística de quem e quantos entram por cotas (de qualquer espécie, por etnia, por escola pública) e de quantos saem. Quantos se formam ou quantos apenas tiram a vaga de alguém que realmente queria entrar.

E depois eu que sou saraiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário