sexta-feira, 5 de junho de 2009

Responsabilidade

Outro dia me peguei pensando a respeito de responsabilidade. Desde pequenos aprendemos que precisamos ter responsabilidade ao tomar certas atitudes, pensar nas consequências dos nossos atos. E cada vez mais nos pegamos responsáveis por coisas que nem temos a ver, pois tudo em nosso país hoje em dia dá processo.

Se vc é atropelado por exemplo, e alguém mexe no seu corpo, essa pessoa passa a ser responsável pelo que acontecer com vc, e pode ser processado caso seja necessário. Se o seu cachorro pular a cerca da sua casa, e morder alguém, vc é responsabilizado. Se vc colocar uma cerca elétrica no seu muro e alguém pular e se machucar, vc será responsabilizado.

Note que em diversas situações do seu dia vc pode ser responsabilizado por coisas que não são nem intencionais, como o caso do cachorro ou da cerca elétrica. Mas... agora vem o outro lado da moeda.

Porque os responsáveis por progressão de pena não são responsabilizados em caso de reincidência do beneficiado? ou fuga? Porque o responsável por decidir que os acusados de roubarem 95 caminhões em Canoas-RS não precisariam ser presos, pois não representavam risco para a sociedade, não se responsabiliza por um eventual furto novo de caminhão?

Tenho certeza que a sociedade precisa de medidas assim, mais responsáveis. Mais responsabilidade, menos erros.

E depois eu que sou saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário