quarta-feira, 3 de junho de 2009

Crack nem pensar


Sabe, sou um grande incentivador de campanhas, quando é contra alguma coisa que faz mal para alguém, mas sempre sou a favor não de procurar culpados, mas sim soluções. Aquela história de passar um pano quente e fazer de conta nunca me agradou pois acaba por daqui a pouco revelar que o problema não foi solucionado.

Por isso resolvi postar a respeito da campanha que está na mídia, sobre o problema das drogas, mais especificamente o crack.

Todos sabemos e temos acompanhado os casos de pessoas envolvidas com o crack, o caso da mãe que acabou por matar o próprio filho, as mães que acorrentaram seus filhos na cama, e outros casos que lemos todos os dias nos jornais.

Agora paremos para pensar porque essas coisas acontecem e porque vão continuar acontecendo, independente desse tipo de campanha. As pessoas que consomem drogas, as que bebem, as que fumam, somente conseguem parar com seus vícios quando querem. Não adianta tratamento, internação, se a pessoa não quer, ela foge, rouba, mata, faz tudo de novo.

Então porque tantos investimentos, hospitais, médicos, psicólogos, remédios entre outras coisas, e resultado que é bom, nada? Exatamente porque as pessoas não querem, não desejam largar a droga. Claro que vai ter quem diga, que quando estão drogados não pensam, não entendem nada, mas daí fica a grande dúvida:

Se as pessoas não pensam, ficam fora de si, roubam, matam e fazem qualquer coisa para conseguir a droga, porque nenhum usuário mata o traficante e fica com todas as pedras só para ele? Porque nunca ouvimos falar que um usuário sob efeito de droga invadiu um quartel da polícia e tentou assaltar o batalhão? Claro, pois o usuário tem plena consiência do que está fazendo, ele sabe exatamente quem é mais fácil de atacar para conseguir o que precisa.

Como citei antes, de nada adianta falar em problemas sem apresentar soluções, e vou deixar a minha, que independentemente se é a melhor ou não, acho que resolveria mais do que as soluções dadas e custaria muito menos. Tendo em vista que os usuários que não querem largar o vício, pois quando querem o percentual de recuperação é alto, acredito que a melhor saída seria o governo distribuir em postos (como os de saúde) a droga apreendida, com um cadastro, ou um outro tipo de controle. Isso diminuiria os roubos e assaltos, mortes para conseguir dinheiro para comprar a droga, sem falar que diminuiria o tráfico, visto que se vc tiver o cadastro, não precisa comprar. Imagine o resultado. Claro que alguém vai dizer, ah mas eles vão se matar! Sim, como se do jeito que está as pessoas não estivessem se matando e ainda por cima, matando outros inocentes em busca do dinheiro da pedra.

Se é pedra que eles querem, que dêem. Pois de que adianta dar casa, se eles vendem, de que adianta dar bolsa família, se usam para comprar drogas, de que adianta dar tudo, se o que eles querem é droga?

E depois eu que sou saraiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário