quinta-feira, 29 de abril de 2010

Festas

O cara que diz que o Brasil é o país do feriado, nunca veio na Espanha. Já perdi a conta de quantas pontes, e feriados já tivemos aqui. De qualquer maneira, um feriadinho é sempre bom e nem vou reclamar entao!!!

Mas, queria contar a história de um deles. Aqui a ¨semana¨santa, dura umas 3 semanas. É uma semana antes, a própria semana, e uma semana depois. Sao dias de muitas procissoes, muito sofrimento. Acho que eles acreditam que sofrendo vao conseguir diminuir um pouco da carga de pecados que levam nas costas. Para se ter uma idéia, as procissoes sao tipo blocos de carnaval, que saem pelas ruas, e se encontram em um determinado lugar. Só que cada uma delas usa uma roupa diferente, tipo aquelas da Klu Klux Klan, aqueles cones na cabeça, e carregam imagens de Cristo e outros contemporaneos que chegam a pesar 2 mil kg!!! Depois da páscoa, tem a chamada semana branca, onde nenhuma escola ou faculdade tem aulas, e quem pode, vai para as canárias ou mallorca pegar um solzinho e voltar bronzeado.

De qualquer maneira até aí nao tem nada de mais. O legal é quando termina essa semana de 21 dias, vem a segunda feira, que é chamada ¨lunes de aguas¨. Eu ouvia falar desse dia todo santo dia. É o dia que se come ¨hornazo¨. Um pao recheado de diversos tipos de carne. Super forte, mas saboroso. O legal foi quando resolveram me contar o porque da comemoracao do feriado. Dizem que no século XVI, o Rei Felipe II deu uma ordem de que todas as prosts da cidade deveriam ser transferidas para fora da cidade durante a quaresma, para que os homens da cidade evitassem as tentaçoes do pecado da luxuria. Entao a partir da quarta feira de cinzas, as prosts eram levadas para fora da cidade, do outro lado do rio. Lá ficavam até essa segunda feira
sobre a custodia do Padre Putas, que nessa data, as trazia de volta para a cidade, festejado pelos estudantes que levavam o hornazo para que elas se alimentassem bem.

No Brasil tem feriado para negro (consciência negra), índio, árvore, mas pra puta, ainda nao tem!!!

E depois eu que sou saraiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário