terça-feira, 29 de setembro de 2009

Educação também se aprende na escola

Ultimamente tem aparecido bastante na mídia, assuntos referentes a educação de alunos seja em suas escolas, seja na sociedade em geral. O mais comentado por aqui ultimamente, fala sobre uma professora que resolveu dar o exemplo, e punir um aluno que inicialmente não quis participar de um mutirão escolar (pintura da escola), no dia seguinte pichou seu apelido na parede da sala, mentiu quando questionado a respeito e ainda acusou outra pessoa de ter feito a sujeira.

Talvez na opinião de muitos, isso tudo seja pouco. Ao menos é assim que pensam os pais do menino, que estão buscando recursos jurídicos para garantir uma indenização por dano moral, alegando que seu filho foi exposto à opinião pública, envergonhado na frente dos colegas. Fato este que muito me admira, pois em um país onde as pessoas gritam fora sarney, acham errado propinas e falcatruas mil que nos acostumamos a ver e ouvir, esquecem que este é apenas o primeiro passo. É assim que começa o mundo da mentira, da impunidade, da lei da vantagem. Quando eu era menino, escutava histórias do meu pai, contando que na escola quando ele era menino, professores tinham total autonomia sobre os alunos, podendo inclusive bater nos alunos, colocar de castigo, chapéu de burro, copiar mil vezes no quadro aquela famosa frase "eu não devo pichar a sala" ou qualquer outra atitude que aqui se aplique.

Queria além de parabenizar a atitude dessa professora, que abriu mão de tudo, até correndo o risco de perder o emprego, para dar o exemplo e elevar seus conceitos sobre o correto, sobre seus valores, lembrar que foram os próprios educadores e estudiosos do assunto, que levantaram as bandeiras de que a rigidez devia cair, que os alunos modernos eram mais responsáveis, tinham mais acesso a informação, criou-se o ECA (nunca vi nome melhor) que poderia se chamar também Escola do Crime e Aprendizagem, pois NADA se pode fazer contra menores, mesmo que sejam bandidos.

Ontem, escutando na tv um daqueles programas policiais diários, apareceu mais um exemplo, de um professor que pediu para um aluno desligar um mp4, e que fora surpreendido com perguntas do tipo, quem vai me obrigar a desligar, quem vc pensa que é, etc... e o professor respondeu dizendo que era o professor, o responsável pela aula, foi agredido com socos, chutes, palavras e muita raiva, que claro fica acobertada pelo ECA. Os pais do aluno, nada quiseram comentar e alegam a pressão que os jovens sofrem, por terem que optar por carreiras muito cedo, ENEM, etc... Agora além do freguês, o aluno sempre tem razão. Ainda mais se for menor de idade, e tiver pais alienados a sua formação, tipo aquele ZECA (acho que foi em homenagem ao ECA) da novela.

E depois eu que sou saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário