quinta-feira, 30 de julho de 2009

Eco Chato

Essa semana li um post no blog do Gabriel Moojen, o qual reproduzo abaixo:

Publicado em 29/07/2009 02:45:00

Se uma pessoa começar a tomar café aos 15 anos e tomar dois cafés por dia, um pela manhã e outro logo após o almoço, por exemplo, consumirá anualmente 730 filtros no preparo do café. Ao longo da sua vida, serão gastos 41.610 filtros de café.

Considerando que cada caixinha de filtro para café contém 40 unidades, serão necessárias 1.029 caixinhas para abastecer uma pessoa ao longo da vida. Se colocarmos essas caixinhas de café uma sobre a outra, a gente vai montar uma coluna com mais de 20 metros de altura, aproximadamente a altura de um edifício de seis andares. Esta é a quantidade que será jogada no lixo por uma única pessoa, só para tomar café. E ainda vai exigir que este lixo seja coletado e tratada pelo poder público. Naturalmente, isto vai custar dinheiro que se não fosse usado para coletar e tratar lixo, poderia ser usado para educação e saúde, por exemplo. Então adote o coador de pano e diminua o lixo que produz em sua casa ou escritório.

http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/sinalverde/2009/07/29/213806-um-predio-de-caixa-de-cafe-em-uma-vida

Não tenho nada contra as pessoas que batalham por um mundo melhor, mas imagino que ao menos essas pessoas poderiam ser menos viajantes. Duvido que algum ser humano pegue um bule, uma chaleira, um filtro e passe um café apenas para uma xícara. Para isso existem os instantâneos ou no mínimo essa pessoa iria fazer um pouco mais e colocar em uma garrafa térmica.

Agora analisando o post por outro lado, o lado saraiva. Segundo ele, a pessoa vai fazer o café, jogar o filtro fora (dois por dia) e exigir que o lixo seja coletado e tratado, podendo esse dinheiro ser usado para a educação ou saúde. Penso da seguinte forma, e isso já ficou claro em posts anteriores. Se pago taxa para recolher o lixo, exijo sim, afinal não é crime e tampouco é proibido fazer café com filtro de papel. Imagino que seria MUITO mais ecológico se fosse proibido no país ou no estado ou na cidade, usar esse tal filtro, ou a sacola de plástico, ou o saco de lixo ou qualquer outra coisa que seja maléfica para o meio ambiente. É proibido matar, roubar, usar armas de fogo, porque não se legisla nada para proibir produtos que poluem, como o CFC que foi banido dos produtos aerosois?

E claro que posso usar o filtro de pano, mas o que é pior? Colocar o papel no lixo ou gastar litros e litros d'agua lavando um filtro de pano? Poderemos viver com o lixo enterrado mas sem água???

E depois eu que sou saraiva.


Um comentário:

Clotilde Tavares disse...

Bem, eu faço por onde poluir o mínimo. Uso ecobags, e quando há coleta seletiva onde moro, separo o lixo. Para fazer café, uso uma Bialetti, que nao utiliza filtro. Obrigada por visitar meu blog e foi uma boa lembrança, porque nunca mais escrevi sobre esses temas.

Postar um comentário