quarta-feira, 1 de julho de 2009

Transito no limite 3

Seguindo na linha dos posts anteriores a respeito de trânsito, fui lembrado de outros inconvenientes que sofremos durante o dia, falei dos carros forte mas existem outras pragas. Caminhao de bebidas.

É mais ou menos como carro forte, só que ilegal, pois carro forte tem autorização para parar onde quiser e for proibido. Motorista de caminhão de bebida não, mas como existe bar e mercadinho em tudo quanto é lugar, eles param, descarregam e não querem nem saber.
E nessa linha vai, gas, mudança, tele-entulho (esse merece um capítulo a parte, pois eles são campeões de deixar as caçambas estacionadas em locais proibidos, no meio da rua, etc...), caminhões tanque de postos de gasolina.

Sei e não preciso ser lembrado de que eles são importantes e necessários, mas volto a insistir, tais atividades poderiam ter horário para serem realizadas ou um estudo prévio, quando da solicitação do alvará de funcionamento do estabelecimento.

Se pretender abrir um bar, um posto de gasolina, um banco em uma avenida como a Protásio Alves por exemplo, seria necessário uma área para o recebimento destes entregadores sem atrapalhar o fluxo de trânsito natural da via.
Imaginem, além de lotações, taxis, pessoas que embarcam ou desembarcam de caronas, carroças e papeleiros, ainda caminhão de entrega de gas ou bebida. Não tem condição.

Isso sem falar de acidentes. Quantas vezes estamos expostos aos acidentes provocados seja por imprudência desses motoristas de entregas, que fazem de tudo para conseguir estacionar perto do seu destino, seja por preguiça de carregar a carga por uma distância maior ou por comodismo (poder deixar o caminhão aberto, ficar de olho por perto). Geralmente esses caminhões são velhos, antigos, com pouca manutenção.

Acredito que políticas de sucateamento de frota, por idade ou por uso, a determinação de um perímetro onde dentro deste seria proibido o trânsito de veículos acima de 6 toneladas dentre outras medidas, deveriam ser adotadas imediatamente para aliviar o trânsito do cidadão porto alegrense, que em determinadas avenidas já é constante em diversos horários.

Além disso, evitaríamos acidentes estúpidos como o que aconteceu na av. Cavalhada hoje ao meio dia, onde um caminhão provavelmente com problemas de freio desceu a avenida e invadiu uma revenda de carros, provocando estragos de grande monta.

Na foto se pode ver os pneus "lisos"deste caminhão, completamente carregado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário