segunda-feira, 30 de março de 2009

Earth Day

Incrível a mobilização das pessoas durante o Earth Day. Para quem não sabe ou não participou, era uma hora do dia onde deveríamos apagar todas as luzes de nossas casas para protestar contra o aquecimento global.

Eu particularmente não concordo, embora ache que devemos fazer alguma coisa. Digo isso porque os próprios membros do WWF (entidade que organiza o Earth Day) sabiam e falaram que os resultados seriam muito pequenos... uma pena.

Uma pena que tal sensibilização não tenha atingido governantes e empresários, que sim realmente poderiam contribuir significativamente com o aquecimento global. Como disse em outra oportunidade, de que adianta eu ser ecológico, "comprar"uma sacola retornável de pano, se os mercados continuam distribuindo "gratuitamente"sacolas de plástico? Quem deveria criar uma lei "proibindo"o uso de sacolas plásticas? A quem interessa fazer isso?

E não são somente as sacolas. Quando eu era mais moço, existiam garrafas de vidro, sacolas de papel, latas de lixo. Depois que inventaram o plástico... Hoje temos refrigerantes PET, de tudo quanto é tamanho, não retornáveis (o que deveriam ser), e que ainda vem embaladas em filmes plásticos para incentivar o consumo de 24 latas, ou 6 pets. E quando vc sai do mercado ainda leva em um saco plástico. Vc compra presunto e queijo, a moça pesa, coloca num filme plástico, depois num saco plástico, e quando vc paga, se embala em outro saco plástico. Papel reciclado custa mais caro que o branco novo. Agora me diz, adianta eu apagar a luz durante uma hora? Somos nós que contribuimos para o aquecimento?

Nosso país é produtor mundial de álcool anidro combustível, a maioria dos veículos aqui fabricados é FLEX. Porque nao obrigamos o consumo do álcool, fugindo de guerra de preços do petróleo, diminuindo a poluição das cidades e incentivando o consumo de um combustível renovável? A quem isso interessa?

Nossos legisladores adoram inserir em nossas culturas projetos de lei copiados/criados em suas viagens ao exterior, quando aqui chegam resolvem que devemos nos adaptar para sermos parecidos com países desenvolvidos, exemplo, airbag, freios abs. Estão discutindo a obrigatoriedade de produção de veículos com tais tecnologias, pensando que estaremos mais seguros, mas pergunto. Porque nao incentivamos as ferrovias? Temos a Itaipú (maior hidrelétrica do mundo) poderíamos transportar pessoas, produtos, matéria prima, etc... mais rápido, poluindo menos e talvez gastando menos (basta ver o quanto se investe para construir uma estrada, veja a rodovia do parque 800 milhões de reais), retirando uma série de caminhões e ônibus das estradas, diminuindo os acidentes (lembrem quantos acidentes tivemos com ônibus e caminhões somente este ano). Sem falar que o asfalto duraria mais, os pedágios seriam menores. Mas a mesma pergunta, a quem interessa isto?

Por isso digo, enquanto não for obrigado, não serei ecológico.

Claro, não vou deixar todas as luzes acesas, pq sou eu quem paga a conta!!!

E depois eu que sou saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário