quarta-feira, 8 de abril de 2009

Quem é ou deveria ser ecológico????

Ultimamente temos sido bombardeados por uma onda ecológica. É quase impossível não ver um produto reciclado ou com um apelo ecológico, do tipo, feito com semente de não sei o que. Mas o que me impressiona é o fato de que a terra aquece tantos graus por ano, a água vai acabar em 25 ou 30 anos, o petróleo vai se extinguir rápido e que temos que cada dia mais ter consciência ecológica.

Temos que reciclar o lixo, temos que parar com os sacos plásticos, temos que usar fontes renováveis.

Mas porque somente nós?

Faço essa pergunta pois me sinto um grão de areia no deserto.

Mas antes que me chamem de idiota, ou que digam que de grão em grão a galinha enche o papo, faço as seguintes perguntas:

O Brasil quer exportar Etanol, querem mudar o nome do álcool para Etanol para vender melhor fora do país. Porque não o utilizamos em larga escala aqui? Já somos obrigados a consumir 25% na gasolina, porque não utilizamos 100%? Deixamos o petróleo somente para exportação e poluímos somente outros países.

Estão sobrando 18 milhões de metros cúbicos de GNV, que não são consumidos conforme contrato de compra com o governo boliviano. Querem fazer leilão da sobra, mas porque não tem incentivo para o consumo? Porque todos os ônibus e lotações não são movidos a GNV obrigatoriamente por lei? Porque usamos o diesel, que polui muito mais e custa mais caro? Pra que plantar mamona e fazer biodiesel com mistura de 5% se temos o GNV indo fora?

Já dei outros exemplos, como o das folhas de papel reciclado que custam mais caro que as novas brancas, ou as sacolas de pano, que se tem de pagar para usar, enquanto as de plástico são de graça.

Já imaginaram quanto significaria a redução de emissão de CO tirando das ruas veículos com mais de 20 anos, que não tem controle nenhum de emissões? Um veículo flex polui 100 vezes menos que um fabricado em 1980. E temos várias brasílias, fuscas, chevettes, opalas, monzas, gols, voyages, caravans, dodges, mavericks entre outras chaleiras rodantes... mas sai mais barato pra mim ter uma dessas, que nem IPVA paga, do que adquirir um novo, que polui quase nada, se rodar a álcool então, nem se fala. Diminuiria os engarrafamentos, não teríamos risco de rodízio, mas ia diminuir votos, então não se fala mais nisso.

Não vou nem entrar no mérito de que cada dia mais lojas, shoppings, mercados, restaurantes, etc... são abertos, usando luz o dia todo, ar condicionado, sacolas plásticas, isopor, embalagens não reaproveitáveis e garrafas pet. Bem que os fabricantes de bebidas poderiam ser responsáveis pelas garrafas pet, assim como os fabricantes de pneus tem de dar destino para os pneus usados.

Portanto, não me sinto mais tão culpado quando esqueço uma torneira aberta por mais de um minuto, ou quando tomo um banho mais demorado. Se não uso uma folha dos dois lados ou se deixo uma garrafa pet no lixo comum.

Se em grande escala ninguém dá importância, nem vão notar o que eu fiz ou deixei de fazer.
O importante é estar de bem com a minha consciência.

E depois eu que sou saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário