quarta-feira, 29 de abril de 2009

Emprego, ilusão e despreparo

Ontem, assistindo ao programa "Profissão repórter" quando cheguei do trabalho, enquanto comia alguma coisa, me dei conta de algumas coisas que já vinha pensando...

Recentemente, em função de uma mini-reforma que precisei fazer, cheguei a algumas conclusões que vou agora compartilhar. Mas antes, quero lembrar da minha mãe, talvez da sua também, que sempre dizia: "Vai estudar meu filho! Se vc quiser ser alguém na vida!". Não sei quantas milhares de vezes eu escutei isso. Tudo bem, normal uma mãe querer o melhor para o seu filho, mas não significa que isso vá ser fácil ou possível. Precisei pintar algumas paredes, trocar carpetes, limpar um ar condicionado, coisas teoricamente simples, mas que demandam tempo, capacidade, experiência, coisas assim, talvez como na minha profissão ou na sua.

Imagina o seguinte. Pedi uns orçamentos para fazer tais serviços. Foi mais ou menos assim:

- R$ 800 para pintar as paredes (um espaço de 30 m2), R$ 500,00 para trocar 12 m2 de carpete. Nem pedi o resto. Isso recomendado por funcionários da loja em que eu estava vendo o material, que por sinal também não é barato. Sinceramente, tive vontade de rasgar meus diplomas e começar a colar carpete, visto que meu trabalho também precisa de experiência, tempo, capacidade, mas principalmente de muito estudo (aquilo que minha mãe recomendou).

Então fiquei assistindo ao programa, que falava de desemprego, crise, das dificuldades que as pessoas passam para arrumar trabalho. E fui remetido a duas questões. A primeira delas. Quem fala que as coisas são fáceis? Quem disse que levar a vida na flauta traz bons resultados?

Claro que jogar futebol é mais fácil do que estudar (e eu tb queria jogar!). Claro que trocar carpete é mais fácil que se formar médico ou engenheiro. Imagine vc engenheiro ganhando R$ 800 por dia! O problema é que nem todo mundo nasceu Ronaldinho! Só o gordo, o gaúcho e o filho do presidente. Mas daí vem a desilusão. Com pouco estudo, ou nada, limpar o chão o dia inteiro pra ganhar R$ 400,00 por mês. Lavar pratos, cortar cana, colher frutas, ou qualquer outro trabalho que não requeira tanta prática, habilidade ou estudo. Mas todos tem pena e acham que deviam ganhar mais, mas o cara que estudou, se dedicou, se formou e ganha R$ 2.000,00 é rico! Esse ganha bem!!!

Daí chego a segunda questão:

- Quem mandou não estudar? Claro, tem pessoas que não conseguem, por N motivos. Tem pessoas que tem outras prioridades na vida. Mas na maioria dos exemplos, todas tem X filhos para criar. No programa apareceu um tiozinho desempregado há 4 meses e com 4 filhos para sustentar. Na hora de fazer ninguém pede ajuda... Depois pra sustentar, pra criar.... Dá-lhe bolsa família, seguro desemprego, dentre outras coisas.

Sei de várias pessoas que tiveram vida dura, e que foram buscar o estudo, a satisfação mais tarde. Mas tentar jogar futebol, passar em concurso publico, ser funcionário da economia informal, não pagar impostos e viver de programas sociais é mais fácil.

Obrigado mãe, pelo conselho. Imagina quando vai ter um programa desses falando do cara que estudou, aprendeu idiomas, perdeu o futebol da quarta e a cerveja da sexta, nem tem filhos e ganha apenas R$ 2.000,00!!!!

Pensei bem, e vou pintar paredes. Vou trocar o carpete. Mas da minha casa! Não da dos outros. Vou fazer como os produtos piratas, nao vou incentivar.

Aprenda a fazer contas. Calcule quanto ganha a sua faxineira, o pintor, o pedreiro, o colador de carpetes e quanto vc ganha. Pergunte se ela quer assinar a carteira, passar a recolher impostos e perder os programas de bolsas!

E depois eu que sou saraiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário